Licenciamento de Clínica Dentária

Licenciamento Clínica Dentária – ERS

O atelier RCarquitectura aposta na multidisciplinaridade, propondo uma visão original, funcional e estética, antevendo o licenciamento da futura Clínica Dentária (ers).
Profissionalismo e contemporaneidade unem-se num desafio à produtividade e eficácia dos espaços.

O desafio do sector clínico apela ao rigor e especificidade dos serviços prestados. Torna-se imperativo um acompanhamento criterioso desde a fase do projeto até ao licenciamento da clínica dentária.
Como resposta face à necessidade crescente deste serviço, desenvolve não só projeto, como também o respetivo licenciamento na Entidade Reguladora da Saúde, ERS.

Já na fase de projeto de clínicas dentárias, integra informação relativa ao cumprimento de requisitos legais para o sucessivo licenciamento.

Como consultores, terá ao seu dispor um serviço de avaliação e/ou mediação de um novo espaço, visando o cumprimento das normas legais vigentes.

    1. As clínicas ou consultórios dentários devem situar-se em locais de fácil acessibilidade. Devem ter ao seu dispor infra -estruturas viárias, de abastecimento de água, de saneamento, de energia elétrica e de telecomunicações.
    2. Devem garantir, por si ou com recurso a terceiros, a gestão de resíduos em conformidade com as disposições legais.
    3. Preferencialmente, não devem ter no espaço envolvente próximo indústrias poluentes ou produtoras de ruído, zonas insalubres e zonas perigosas.

O licenciamento de uma clínica dentária é um processo bastante especifico.

Sendo um agente ativo no licenciamento, presta o serviço de licenciamento simplificado. Reunindo o manancial de documentação inerente a este processo acompanha-o em toda a sua tramitação. Como resultado, é compilado um dossier detalhado que deverá estar depositado no interior do estabelecimento.

O primeiro desafio com  o qual nos deparamos em imóveis existentes é o cumprimento com as normas de acessibilidade. Para tal, temos ao nosso dispor vários mecanismos que deverão ser integrados ainda na fase de projeto.

No caso de construção de raiz deveremos dotar o novo espaço de todos os mecanismos exigidos por lei tais como segurança contra incêndios, com respetivos mecanismos de autoproteção, respeitando normas genéricas de construção e ventilação de todos os espaços. Os compartimentos devem satisfazer as condições de atmosfera de trabalho, temperatura e humidade previstas na legislação em vigor sobre comportamento térmico e sistemas energéticos dos edifícios e sobre higiene e segurança do trabalho.
Os acabamentos utilizados nas clínicas devem permitir a manutenção de um grau de higienização compatível com a atividade desenvolvida nos locais a que se destinam.

RCarquitectura no âmbito da medicina dentária diferencia-se pelos seus projetos inovadores. Com visão integradora e especializada, corresponde aos desafios dos seus clientes. Destaca-se pela qualidade no acompanhamento em todas as fases do projeto, desde a ideia até à concretização gerindo de forma eficiente todo o processo.