Um projeto vivido… DeRose Method
O espaço concebido para a escola DeRose Method Maia resulta de várias vivências, tanto internas como externas, que culminam na concepção de espaço onde funcionalidade e estética aparecem como um só.
Do interior para o exterior, cada matéria comunica um vazio. Matéria e luz definem espaço.
Sendo este um dos principais princípios da arquitectura, damos especial ênfase ao vazio. Para tal, definimos índices de privacidade quase como se de uma coreografia se tratasse. Cada espaço tem uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
As dinâmicas e transições são subtis e espontâneas. O caminho, quase como que intuído, permanece uma descoberta, sempre em constante alteração. O ripado que nos recebe pela entrada, disposto na vertical, retilíneo, representante nato do artificio do Homem ao longo dos tempos, confere atmosfera intimista e dinâmica onde a luz assume o protagonismo do palco. A luz define a sombra, cenário mutável ao longo dos tempos. É embaixador do abraço, envolvente, a quem entra. É também o principal responsável pela introdução à sala de prática.
O projeto é composto por 3 áreas distintas. Zona de convívio, atendimento e sala de prática. O espaço é estabelecido no conceito de crescimento orgânico, posto que, é constantemente contruído pelos alunos que a habitam. Cada livro, cada marca e cada cheiro irá povoar com vida o espaço resultando numa construção vivida, em constante renovação.
O exterior estabelece-se como reflexo de uma realidade interior. O convite é deixado de forma intimista a todos os transeuntes que se identificam ou tem curiosidade em conhecer. Uma escola aberta à cidade que procura ser uma influência positiva no seu meio circundante, de dentro para fora.
Em cada projeto é considerado o seu devido acompanhamento e tramitação perante a entidades licenciadoras.
Localização
Cidade da Maia.
Segmento
Educacional
Data do projecto
2017
Área
150m2