Projeto arquitetura edifício habitacional – Gondomar
Artificio e natureza
Quando pensamos em artificio, matéria pela qual o homem humaniza o espaço em seu redor, não poderemos dissociar o seu real contexto. Implantado numa envolvente com grande declive, em gondomar, o projeto de arquitetura para o edifício é marcado por embasamentos e sistemas de contenção em pedra granítica. Como consequente, estabelece-se em continuidade, tanto em matéria como em proporção.
Espacialmente, a frente de rio apresenta várias dissonâncias no que diz respeito a diferentes escalas. Existe uma marcada heterogenia volumétrica acentuada por um volume existente confrontante em uma das frentes do lote.
Como consequente, é intenção do projeto acentuar a horizontalidade integrando-se no terreno quase como que absorvido por ele. Na frente de rua à cota superior, o artificio apenas se anuncia, quase como se de uma pequena introdução se tratasse, não revelando a sua verdadeira dimensão. À medida que percorremos o acesso até ao momento da entrada iremos vislumbrando o volume e toda a sua materialidade. É um projeto que se vai revelando lentamente.
Por sua vez, o edifício revela-se com maior desinibição à paisagem, deixando o seu programa interno ser inundado pelo quadro vivo assumindo a natureza em constante dinâmica.
É, de facto, um projeto de arquitetura que apazigua as diferentes inquietudes da envolvente de gondomar. Por um lado, tenta integrar a encosta íngreme do rio, e ao mesmo tempo declarar amplos vãos envidraçados sobre a paisagem. A antítese é uma constante na arquitetura.
A desmaterialização do volume…
Materialidade e escala são articuladas por forma a garantir que a edificação tenha leitura, predominantemente horizontal. Para tal, no volume inferior, estabelece-se o estacionamento e respetivas dependências de diferenciação de lixo e casa das máquinas.
Como materialidade é utilizada a pedra, granito, assegurando a continuidade com a envolvente. Nos restantes pisos, é utilizado o betão branco aparente. Perimetralmente a cada apartamento existe uma reminiscência de granito, trazendo textura e continuidade a cada bloco.
A tipologia preconizada será maioritariamente T3, sendo uma prioridade a abertura para o rio de toda a esfera comum da habitação. A cozinha funde-se com a sala maximizando o espaço e respetiva iluminação. Não apenas sala, mas também dois em cada três quartos são voltados para o rio.
Internamente, o pormenor é uma constante na . Portas pivotantes, painéis em madeira facejados pelos paramentos verticais, diferentes texturas e materialidades são estudadas criteriosamente para que tudo funcione como um todo, onde a forma e função se fundem numa só. Brevemente em gondomar.
Segmento
Projeto arquitetura para edifício habitacional Gondomar
Data do projecto
2020