Projecto habitação em Gondomar- “O Habitar…” arquitecto gondomar
O Homem habita o que constrói, configurando com traços próprios as periferias do lugar. O construir tem o habitar, como meta.
Implantada num promontório com acentuado declive é intenção do projeto para habitação estabelecer um conjunto de relações com a envolvente.
A topografia e a massa construída presente no local ditam uma circunstância. O projecto para habitação unifamiliar em gondomar deverá configurar, materializar, potenciar o que de melhor tem o lugar.
Deparando-nos com o contexto pré-existente ao projecto habitação, conjunto de circunstância que nos impele numa ação, constatamos que seria o resultado de um somatório de estruturas que teriam crescido organicamente, fruto da necessidade. Nessa sequência, o projecto para habitação, preserva o que de relevante pré-existe, eliminando o acessório. Nessa procura, o projeto para habitação estabelece-se em continuidade com o terreno, recuperando fragmentos pré-existentes, articulando-os com uma linguagem minimalista, que potencie a verdade outrora existente.
Contexto de projecto…
O projecto para a habitação surge da combinação entre nova construção e fragmentos existentes, estabelecendo, a ponte entre dois tempos, o que foi escrito e o que está por escrever.
Face a um extenso programa, é provocada a percepção horizontal do volume. A determinado momento a volumetria é quebrada para melhor se adequar à morfologia distinguindo assim as diferentes áreas do habitar.
Uma primeira esfera, comum, é distribuída horizontal, adaptando-se e abrindo-se à envolvente. Sala, cozinha e escritório, são dispostos sequencialmente. Como negativo, é introduzido um jardim interior. Aumentando a fenestração dos espaços, configura um momento diferenciador potenciando a sua vivencia.
Como consequente, uma segunda esfera, de maior privacidade. Os quartos, serão distribuídos verticalmente ao longo do corpo edificado. Numa cota superior, onde a privacidade e dominância visual é mais elevada, o volume revela-se sobre a paisagem.
A garagem, disposta no embasamento do edificado, configura uma cobertura ajardinada dissimulando a sua presença que quase não é percebida na edificação.
arquitecto gondomar
Segmento
projecto habitação gondomar
Data do projecto
2020