Ricardo Carvalho Arquitectura
MENU FECHAR
Ricardo Carvalho Arquitectura
Ricardo Carvalho ArquitecturaRicardo Carvalho Arquitectura
  • Home
  • Projectos
  • Serviços
  • Contactos
  • Facebook
  • Linkedin

Habitação Unifamiliar Renato – Ermesinde

A Morada é desde sempre um tema central da arquitetura.
Projetar uma habitação é também construir uma morada. Habitar e construir encontram-se, assim, numa relação de meios e fins. Pensando desse modo, tomamos construir e habitar como duas atividades separadas, o que não deixa de ser uma representação correta.  Porém, construir já não é em si mesmo habitar? A manifestação do homem face à vontade do terreno e seu respectivo contexto?

Interpretando esse mesmo contexto, e surgindo de uma pré-existência que remonta a um outro tempo, a habitação estabelece o dialogo entre dois tempos. Passado e Futuro são conjugados de forma a garantir  nova logica formal e funcional adequando-se às novas necessidades do habitar. Formalmente, a habitação expressa uma linguagem simples e contemporânea. O seu corpo é quebrado para melhor se adequar à morfologia distinguindo assim as diferentes áreas do habitar.
O alçado frontal, adjacente à frente de estrada, mantém a traça original da habitação. O alçado posterior irá articular o decréscimo de cota de terreno, assumindo dois pisos e um sótão. A nível programático nos pisos superiores estão localizadas as divisões mais intimas, quartos.  Por sua vez, nos pisos térreos é pretensão de projeto a abertura dos mesmos ao terreno, estabelecendo-se a sala e respectivas dependências comuns.

“(…) As casas são como as pessoas. A frase é banal, outras são mais rebuscadas. Mas é uma espécie de segunda pele. Quer dizer, as pessoas têm uma alma interior, mas também têm uma alma exterior. Não é por acaso que, quando eu faço assim ou assim, estou a incomodar-te e não te estou a tocar. Portanto, há uma atmosfera, uma energia em que as pessoas se reveêm na sua identidade. Quer no corpo, quer na roupa, quer nas casas. Portanto, as casas são como as pessoas: diferentes, manipuláveis, mexem-se.” Souto Moura

 

Segmento
Habitacional
Data do projecto
2019
Área
400m2

 

     

 

(projectos similares)

Fachada Principal
Fachada Principal
Perspectiva
Sala de Estar
Sala de Refeições
Sala de Refeições
Sala de Refeições
Cozinha da Habitação
Sala de Refeições
AnteriorHabitação Unifamiliar
Seguinteestrutura efêmera
Ricardo Carvalho Arquitectura
Ricardo Carvalho 2019
Precisa de ajuda?